Thursday, August 31, 2006

O NOSSO GOVERNO das Drogas.

No meu desabafo “A Praia da Ilegalidade (Droga) ” falo de como o “Trafico” tem posto em perigo a nossa Praia, o nosso Cabo Verde, as nossas vidas, as vidas das nossas crianças, de tudo que nos rodeia e mais do que tudo, a nossa economia.

A mim me parece, aliás é mais do que claro e evidente que a nossa economia esta totalmente dependente do tráfico de estupefacientes. Estamos a transformar numa autêntica “Colombinha”, visto que Cabo Verde se tornou num Armazém das Drogas. Uma apreensãozinha aqui, uma apreensãozinha ali, 2 kilos aqui, 5 kilos acolá, e vai-se dando para “relatoriar” a Amnistia Internacional que tem feito um certo aperto as nossas instituições. Enquanto isso os dragões (não é nada pessoal contra Pinto da Costa) com essa manobra de diversão pelos aviões vão passando com toneladas por via marítima. Luzes a piscar nas nossas baias pela noite dentro, subornos nas alfândegas, portos mal vigiados, costas nem se falam, tudo isto faz parte dum cenário extremamente preocupante e perigoso que as autoridades não estão a dar cavaco.

Mas será que isto tem um porquê????

Sabemos que Cabo Verde não tem recursos, mas desde há décadas, que é do conhecimento desse problema gigante, preocupante e perigoso. Já se arranjou verbas para quase tudo, e continua-se a angariar fundos para todos os novos projectos. Já vieram os americanos (MCA), já vieram os espanhóis (com cooperações directas com a PJ), a EU, a China, os Holandeses, os PT’s, que estão aqui a já há muito, os Angolanos, agora os venezuelanos, porem a possibilidade de cooperação para este sector perigoso não tem sido solicitada nas agendas, nomeadamente uma frota (ainda que pequena) de barcos equipados para o controlo das costas, aviões tb equipados para esse efeito, e nem ao menos o equipamento básico necessário.

A mim me parece que isso é a propositado visto que esses patrões desse negócio, pagam milhares em despachos dos respectivos topos de Gama, criam empresas para branqueamento que pagam impostos e executam obras de grande envergadura, financiam campanhas, até ganham prémios de destacamento no sector empresarial. Certamente entra muito dinheiro nos cofres do estado por essas bandas.

Pois fica a pergunta: Será que o estado está interessado em resolver esta questão e criar um buraco na nossa Economia?

2 Comments:

At 9:24 AM, Blogger micaelabarbosa said...

desculpa invadir o teu espaço, mas quero dar a conhecer o meu blog de critica teatral em Cabo Verde (www.cenakritika.blogspot.com). Abraço, aguardo visita.

 
At 4:01 AM, Blogger barb michelen said...

Hi again, see tthis is the site i told you i signed up to. It has some nice information about how to make money using OPP, i think you might find it interesting. here it is. bye!

 

Post a Comment

<< Home